terça-feira, 16 de junho de 2015

6 exercícios de agachamento para glúteos




Para ficar com os glúteos firmes e definidos é importante fazer agachamentos, pelo menos 3 vezes por semana, durante cerca de 20 minutos, sendo que após um mês de treino, já é possível sentir o bumbum mais duro e aumentado.
O agachamento, também conhecido por squat, é um exercício muito completo, pois, além de exercitar o bumbum, trabalha a barriga, as coxas e as costas, ajudando a emagrecer, perder gordura e celulite e a endurecer os músculos, obtendo-se resultados em homens e mulheres.
Além disso, os exercícios de agachamento melhoram o contorno corporal e contribui para uma boa postura corporal, podendo ser feitos na academia ou mesmo em casa.

1. Agachamento simples

Para fazer corretamente o agachamento simples deve-se:
  1. Ficar em pé: abrir as pernas, afastar os pés à largura dos ombros e apoiá-los totalmente no chão;
  2. Dobrar os joelhos: os joelhos devem ser fletidos, jogando o quadril para baixo, até ultrapassar ligeiramente a linha do joelho e, empurrar o bumbum para trás, como se estivesse sentando em uma cadeira imaginária, mantendo as costas sempre eretas;
  3. Estender as pernas: deve-se esticar as pernas, que se encontram dobradas, para voltar à posição inicial, ficando em pé.
Durante o exercícios, deve-se olhar sempre em frente e manter os braços estendidos à frente do corpo, balançando-os ao ritmo do agachamento, para manter o equilíbrio. Saiba mais em: Como fazer agachamentos corretamente.

2. Afundo

Para se fazer o afundo, também conhecido por lunge ou agachamento com avanço é preciso manter-se em pé e:
  1. Dar passo para frente: deve-se flexionar o joelho até que a coxa da perna que avançou fique paralela ao chão. O pé da frente deve ficar totalmente apoiado no chão e o de trás deve manter o calcanhar levantado, não tocando no chão.
  2. Descer o quadril: descendo lentamente até que a articulação da frente, forme um ângulo de 90º e, o joelho da perna de trás ficar muito próximo do chão, quase tocando.
  3. Subir e voltar à posição inicial. No final das repetições, deve trocar a ordem das pernas, passando a da frente para trás e a de trás para a frente.
Durante o exercício pode-se colocar as mãos na cintura, atrás da cabeça, pegar em halteres ou fazer em cima da bosu, para dificultar o exercício e trabalhar mais os músculos do bumbum. Este exercício pode ser feito parado, dando saltos, ou movimentado-se ao longo da sala.

3. Agachamento sumo

O agachamento sumo é semelhante ao agachamento simples, apenas exige que se afaste os pés, virando-os ligeiramente para fora, devendo seguir os mesmos passos que o agachamento simples.
Este exercício pode ser feito sem uso de pesos, no entanto, os resultados surgem mais rápido quando se usa halteres ou kettlebells, por exemplo.

4. Agachamento com barra

O agachamento com barra, só pode ser feito na academia e deve ser realizado com a ajuda de um professor, para não lesionar as costas.
A pessoa deve posicionar a barra nas costas, pegando com as mãos e posicionando os cotovelos para a frente. Depois tem de seguir os passos do agachamento simples, nunca largando-a barra. 
Além disso, pode ser adicionado à barra discos com diferentes pesos ou mesmo fazendo agachamento com avanço, o que dificulta o exercício.

5. Agachamento com salto

Ao fazer o agachamento com salto, além de ajudar a tonificar, contribui para perder gordura e aumentar a resistência cardiorrespiratória, pois há um aumento do dispêndio de energia. Assim é preciso, saltar, dando um pulo para cima, sempre que se levanta após fletir os joelhos.
Este exercício, também pode ser feito em cima de um equipamento chamado bosu, usando a parte redonda voltada para cima ou mesmo com o equipamento invertido.

6. Bolas à parede

O exercício de bola à parede, tecnicamente conhecido por wall balls, implica que a pessoa saiba fazer corretamente o agachamento simples e requer o uso de uma bola medicinal. Neste exercício deve-se:
  1. Ficar em pé: deve-se afastar as pernas até à largura dos ombros de frente para uma parede e pegar a bola;
  2. Fazer o agachamento simples: fletindos os joelhos, jogando o quadril para baixo e empurrando ;o bumbum para trás;
  3. Lançar a bola contra a parede: a bola deve ser impulsionada para cima e para a frente estendendo totalmente os braços, devendo ir o mais alto possível;
  4. Agarrar a bola: enquanto a bola desce, a pessoa deve apanhar a bola junto ao pescoço, agachar e lançá-la novamente.
Este exercício é um exercício muito completo já que se trabalha as pernas e os braços em um só movimento.

Treino de agachamentos para glúteos

Durante a execução do agachamento é muito importante, manter a contração dos músculos do bumbum e demorar alguns segundos a fazer cada movimento de modo a estimular os músculos. Além disso, para que os resultados surjam mais rapidamente, deve-se, sempre que possível, acrescentar pesos, como halteres, barra ou caneleiras, por exemplo.
Segue-se um exemplo de treino que é possível fazer em casa ou na academia.
Aquecimento
Subir escadas ou usar máquina simulador de escadas (5min)
20 x Exercício 1 + 20 x Exercício 2

Treino
20 x Exercício 3 + 15 x Exercício 4
Descansar 2 minutos
15 x Exercício 5 + 20 x Exercício 6
AlongamentosAlongar pernas, bumbum e costas (5min)
A dificuldade do treino deve ser aumentada progressivamente e, de acordo com a capacidade da pessoa, aumentando ou diminuindo o número de repetições e de séries de cada exercício ou adequando a carga dos equipamentos que se usa.

sistemas de treinamento

Sistemas e Métodos de Treinamento Musculação

  1.     Múltiplas Séries
                
Objetivo: Resistência muscular, hipertrofia muscular, potencia e força máxima
Praticante: do iniciante ao avançado
Procedimento: neste método, utiliza-se mais de uma série por grupo muscular, e esse número depende do objetivo e do estado de treinamento do praticante.
Não há uma regra exata sobre o numero de series, repetições ou exercícios; essas variáveis serão ministradas conforme o tipo de treinamento, seja para aumento da massa muscular, resistência muscular, potencia ou força máxima.

Exemplos:

Múltiplas Séries (Hipertrofia)

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Supino
4
10
Próximo às RMs
Intervalos entre as séries: inferior a 1 minuto e 30 segundos


Múltiplas Séries (Força Máxima)

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Supino
6
4
Próximo às RMs
Intervalos entre as séries: superior a 3 minutos

      2.    Pirâmide

Objetivo: Hipertrofia muscular e força máxima
Praticante: Intermediário e avançado
Número de semanas recomendado: indefinido
Procedimento: o método tem esse nome porque possui uma forma triangular, na qual a base se constitui por um numero de repetições maiores com pesos menores e o seu ápice por um numero restrito de repetições, porem com pesos elevados.Existem diferentes treinos de pirâmide: a) crescente: aumenta-se o peso e diminui as repetições: c) (crescente ou decrescente): encerra-se o treino quando se chega a um determinado numero de repetições (geralmente no meio da pirâmide) – não se chega ao ápice da pirâmide (1 RM).

Exemplos:

Pirâmide Crescente

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Agachamento
7
12,10,8,6,4,2,1
Próximo às RMs
   Intervalos entre as séries: repetições entre 6 e 12 – inferior a 1 m’ 30s’
                                      Repetições inferiores a 6 – superior a 3 m’

Pirâmide Decrescente

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Agachamento
7
1,2,4,6,8,10,12
Próximo às RMs
   Intervalos entre as séries: repetições entre 6 e 12 – inferior a 1 m’ 30s’
                                      Repetições inferiores a 6 – superior a 3 m’

Pirâmide Truncada

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Agachamento
4
12,10,8,6
Próximo às RMs
Intervalos entre as séries: – inferior a 1 m’ 30s’

Pirâmide Truncada Decrescente

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Agachamento
4
6,8,10,12
Próximo às RMs
Intervalos entre as séries: – inferior a 1 m’ 30s’

                                      
          3. Bi-SET

Objetivo: hipertrofia muscular
Praticante: Intermediário e avançado
Número de semanas recomendado: quatro semanas 
Procedimento: o método Bi-set consiste em realizar dois exercícios sem intervalo, ou seja, executar um exercício e sem pausa realizar o próximo.
Após a execução dos dois exercícios, há uma pausa, para então realizar a segunda passagem e depois a terceira. Pode-se realizar exercícios para o mesmo grupo muscular ou para outro distinto.

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Remada alta
3
12
Próximo às RMs
Remada Sentada
3
12


Exercício
Séries
Repetições
Peso
Remada alta
3
12
Próximo às RMs
Leg Press 45g
3
12

Intervalos entre as séries: – inferior a 1 m’ 30s’ após dois exercícios 

            4.TRI-SET

 Objetivo: hipertrofia muscular
 Praticante: avançado
 Número de semanas recomendado: aproximadamente duas a três semanas.
 Procedimento: semelhante ao Bi-set, porém com adição de um exercício.O TRI-SET      consiste em realizar três exercícios sem intervalo, executar os exercícios de forma seguida um após o outro até completar o total de três exercícios sem pausa. Após a execução dos três exercícios, segue-se uma pausa, para então realizar a segunda passagem e depois a terceira. Pode-se realizar exercícios para o mesmo grupo muscular ou para outro destino.

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Remada alta
3
10
Próximo às RMs
Remada Sentada
3
10

Remada Curvada
3
10


Ou

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Remada alta
3
10
Próximo às RMs
Leg Press 45g°
3
10

Tríceps na Polia
3
10

Intervalos entre as séries: – até 2 m’ após três exercícios sem pausa
             5.  Treinamento em Circuito

Objetivo: condicionamento físico e resistência muscular
Praticante: do iniciante ao avançado
Número de semanas recomendado: indefinido
Procedimento: este método é muito conhecido e aplicado em vários momentos da      vida do praticante de musculação: desde a fase inicial ate a avançada.
Baseia-se na execução de vários exercícios é definido conforme o objetivo e o grau de treinabilidade do praticante, e pode-se utilizar mais de jetivo e o grau de treinabilidade do praticante, e pode-se utilizar mais de uma passagem pelo circuito. Nesse caso, em vez de utilizarmos a denominação duas series, utilizamos duas passagens. Caso o praticante seja iniciante, é adequado que a seqüência dos exercícios esteja baseada na montagem alternada por segmento, o que significa alternar, por exemplo, exercícios para membros superiores e exercícios para membros inferiores.
Esse método é um dos únicos em que a carga deve ser moderada. Isso significa trabalhar próximo de 40% a 60% de 1RM, de 15 a 30 repetições.Exemplo:

Exercícios
Repetições
Peso
Leg Press 45 g°
15
Moderado
Remada Alta
15
Moderado
Adução de coxa
15
Moderado
Supino Reto
15
Moderado
Flexão de joelho
15
Moderado
Abdominal no solo
15
Moderado
Intervalos entre as séries: no máximo 15s’

           
             6. Pré - Exaustão
   
Objetivo: hipertrofia muscular
Praticante: intermediário e avançado
Número de semanas recomendado: aproximadamente quatro semanas
Procedimento: no método Pré-exaustão, o objetivo é atingir o músculo escolhido utilizando dois exercícios, sendo o primeiro monoarticular e o segundo multiarticular.
Realiza-se o primeiro exercício, monoarticular, e suas séries na sua totalidade e, após o seu término, inicia-se o segundo exercício, multiarticular, enfatizando bem a musculatura desejada.
Este método é interessante para o praticante que busca treinar um determinado músculo (peitoral).Mas, com um exercício multiarticular (supino), pode-se fatigar o músculo (tríceps braquial) da articulação secundária (cotovelo), resultando assim uma intensidade menor para o músculo-alvo.

Exercícios
Séries
Repetições
Peso
Crucifixo
4
12
Próximo as RMs
+



Supino Inclinado
4
12
Próximo as RMs




Elevação Lateral
4
12
Próximo as RMs
+



Desenvolvimento
4
12
Próximo as RMs
Anterior



Intervalos entre as séries: 1 m’ e 30s’

       7.    Exaustão

Objetivo: Resistência muscular, hipertrofia muscular e força máxima.
Praticante: avançado
Número de semanas recomendado: aproximadamente duas semanas.
Procedimento: este método é muito usado por vários praticantes que desejam hipertrofia muscular, e seu objetivo é realizar as repetições até a exaustão.
As repetições serão finalizadas quando a fase concêntrica do movimento não for completada ( falha concêntrica momentânea), portanto, quando o padrão do movimento estiver comprometido.

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Rosca Concentrada
3
10
Próximo às RMs








Intervalos entre as séries: 30s’ a 1 m’ para resistência muscular até 1 m’ e 30 s’ para hipertrofia maior que 3 m’ para força máxima.

           8. Isométrico

Objetivo: hipertrofia muscular e força máxima
Praticante: do iniciante ao avançado
Número de semana recomendado: indefinido
Procedimento: o método Isométrico baseia-se na contração estática em um determinado ângulo articular ou em vários ângulos. Muitos pesquisadores apóiam a idéia de realizar o treino utilizando a contração de forma máxima para cada ação muscular. Esse treino aumenta a força em determinado ângulo articular e nas suas imediações, portanto, para aumentar a força dinâmica de superação na fase concêntrica.

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Supino reto
2
0
Adequado para contração máxima









            9. Negativo ou Excêntrico

Objetivo: hipertrofia e força máxima.
Praticante: avançado
Numero de semanas recomendado: aproximadamente duas semanas.
Procedimento: quando se trabalha o método Negativo ou excêntrico, o praticante só aproveita a fase negativa, isso quer dizer que só realizará a ação muscular excêntrica. O Peso sugerido pela literatura é de aproximadamente 105% a 120% de !RM, ou o peso maior que 1Rm, que o praticante consiga controlar na fase negativa (não pode ser um peso que o praticante não consiga não consiga controlar). Este método deve ser realizado por praticantes avançados, pois pode haver surgimento da dor muscular de forma intensa, com inicio tardio, e da inflamação. Também pode haver diminuição temporária da força máxima por até 10 dias após esse tipo de treino. Realiza-se um numero reduzido de repetições, até 6.

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Rosca Direta
5
4-6
Ø  !RM
Intervalos entre as séries: superior a 3 m’


           10. Blitz

Objetivo: hipertrofia muscular
Praticante: avançado
Numero de semanas recomendado: aproximadamente quatro semanas.
Procedimento: no Blists, diferentemente de outros métodos, o que se promove é o trabalho sobre apenas um grupo muscular por dia ou sessão de treinamento.
É muito empregado por fisiuculturistas, mas, como na maioria dos métodos, não há comprovação cientifica sobre sua eficácia, pois o intervalo entre cada sessão para o mesmo grupo muscular acaba sendo muito maior que 72 horas, chegando, na verdade, a uma semana.
Neste método, o praticante executará apenas um grupo muscular por sessão de treinamento, tornando a fazê-lo após uma semana, com alto volume e intensidade para o mesmo grupo muscular

Exercício
Séries
Repetições
Peso
Desenv. Anterior
4
8
Próximo ás RMS
Desenv. Halteres
4
8
Próximo ás RMS
Elevação Lateral
3
10
Próximo ás RMS
Crucifixo Inverso
3
10
Próximo ás RMS
Elevação Frontal
3
10
Próximo ás RMS
Remada alta
3
12
Próximo ás RMS
Intervalos entre as séries: inferior a 2 m'